O que é BPO e quais são as vantagens?

Essa estratégia vem ganhando mais espaço, isso porque ela une inovação com eficiência. O significado literal é: Business Process Outsourcing (BPO) que significa a terceirização de processos de negócios. O mercado está sendo obrigado a buscar redução de custos, sem perda na produtividade.

Qual é a importância do BPO para a minha empresa?

Para que a empresa tenho sucesso na jornada do cliente é fundamental que diversos processos sejam seguidos. Com isto, a contratação de empresas especializadas nestes processos se tornou algo mais vantajoso para a indústria, devido à isso, tarefas secundárias e processos burocráticos do seu negócio conseguem ser facilmente analisados, com foco total nas atividades estratégicas.

Portanto, o BPO está diretamente ligado a serviços que podem ser substituídos através de soluções tecnológicas. Estas tarefas podem ser administrativas, contábeis, jurídicas e/ou qualquer outro setor.

O que é BPO na prática?

Conforme explicado anteriormente, o BPO é a sigla usada para a contratação de serviço de terceiros, porém existe uma grande diferença entra terceirização e BPO.

O BPO exige uma avaliação mais a fundo da organização e de todos os processos da mesma, sugerindo então um novo molde de serviços, utilizando a IA como diferencial para análise de dados e armazenamento de informações.

Já a contratação da terceirização se faz de uma empresa que presta serviços de acordo com o objetivo do cliente, trazendo soluções que a empresa já possui e não agregando a IA como diferencial, não conseguindo então identificar mais a fundo a persona e clientes em potencial.

Quais são os benefícios do BPO?

O maior benefício é você contratar um profissional especializado para cuidar dos processos da sua empresa, implementar procedimentos e jornadas, além de contribuir para o crescimento da empresa em si. Mas as vantagens vão além:

  •  Possibilidade de atuação nas mais diferentes áreas 
  • Redução de custos (Ativos Fixos e Custos Fixos) 
  • Possibilidade de redução de custos em torno de 40% no departamento escolhido 
  • Otimização dos processos 
  • Maior dedicação ao próprio negócio tirando essa parte operacional da sua rotina de trabalho
  • Histórico de informações
  • Segurança dos dados 
  • Entrega com tudo já pronto, ja inclusive passado pelo sistema de revisão
  • Controle de custos e gastos (podendo verificar aonde esta o erro possibilitando a correção do processo)
  • Planejamento de Gestão
  • Possibilidade de competir de forma tecnológica diante do mercado, por meio de inteligência na manipulação de dados
  • Ajuda em evitar penalidades legais 
  • Foco nas atividades principais de geração de receita do seu empreendimento
  • Tomada de decisões pautadas em informações com bases sólidas 
  • Atuação em todos os tamanhos de negócios 
  • Registro de dados completos e consistentes (Tornando mais fácil para obter uma informação precisa)
  • Adaptação de processos e sistemas, podem ajudar a obter uma imagem refinada do seu negócio

Ser amparado em sua área por empresas que podem ajudar a reduzir custos, ter uma visão mais estratégica do mercado e principalmente manter um foco nas suas atividades mais importantes são os principais ativos do BPO.