Essa estratégia vem ganhando mais espaço, isso porque ela une inovação com eficiência. O significado literal é: Business Process Outsourcing (BPO) que significa a terceirização de processos de negócios. O mercado está sendo obrigado a buscar redução de custos, sem perda na produtividade.
Qual é a importância do BPO para a minha empresa?
Para que a empresa tenho sucesso na jornada do cliente é fundamental que diversos processos sejam seguidos. Com isto, a contratação de empresas especializadas nestes processos se tornou algo mais vantajoso para a indústria, devido à isso, tarefas secundárias e processos burocráticos do seu negócio conseguem ser facilmente analisados, com foco total nas atividades estratégicas.
Portanto, o BPO está diretamente ligado a serviços que podem ser substituídos através de soluções tecnológicas. Estas tarefas podem ser administrativas, contábeis, jurídicas e/ou qualquer outro setor.
O que é BPO na prática?
Conforme explicado anteriormente, o BPO é a sigla usada para a contratação de serviço de terceiros, porém existe uma grande diferença entra terceirização e BPO.
O BPO exige uma avaliação mais a fundo da organização e de todos os processos da mesma, sugerindo então um novo molde de serviços, utilizando a IA como diferencial para análise de dados e armazenamento de informações.
Já a contratação da terceirização se faz de uma empresa que presta serviços de acordo com o objetivo do cliente, trazendo soluções que a empresa já possui e não agregando a IA como diferencial, não conseguindo então identificar mais a fundo a persona e clientes em potencial.
Quais são os benefícios do BPO?
O maior benefício é você contratar um profissional especializado para cuidar dos processos da sua empresa, implementar procedimentos e jornadas, além de contribuir para o crescimento da empresa em si. Mas as vantagens vão além:
- Possibilidade de atuação nas mais diferentes áreas
- Redução de custos (Ativos Fixos e Custos Fixos)
- Possibilidade de redução de custos em torno de 40% no departamento escolhido
- Otimização dos processos
- Maior dedicação ao próprio negócio tirando essa parte operacional da sua rotina de trabalho
- Histórico de informações
- Segurança dos dados
- Entrega com tudo já pronto, ja inclusive passado pelo sistema de revisão
- Controle de custos e gastos (podendo verificar aonde esta o erro possibilitando a correção do processo)
- Planejamento de Gestão
- Possibilidade de competir de forma tecnológica diante do mercado, por meio de inteligência na manipulação de dados
- Ajuda em evitar penalidades legais
- Foco nas atividades principais de geração de receita do seu empreendimento
- Tomada de decisões pautadas em informações com bases sólidas
- Atuação em todos os tamanhos de negócios
- Registro de dados completos e consistentes (Tornando mais fácil para obter uma informação precisa)
- Adaptação de processos e sistemas, podem ajudar a obter uma imagem refinada do seu negócio
Ser amparado em sua área por empresas que podem ajudar a reduzir custos, ter uma visão mais estratégica do mercado e principalmente manter um foco nas suas atividades mais importantes são os principais ativos do BPO.