Um recente levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que a inadimplência no Brasil continua crescendo, atingindo a marca de 65,53 milhões de brasileiros adultos negativados em novembro de 2022. Isso equivale a quatro em cada dez brasileiros, ou seja, 40,43% da população adulta.
Os dados mostram que a maioria das dívidas em atraso tem um tempo de inadimplência de 91 dias a 1 ano, o que representa 16,30% das dívidas. As dívidas com os bancos lideram o ranking, com um crescimento interanual de 29,93%, seguidas pelas dívidas de água e luz, com um aumento de 11,66%. Em contrapartida, houve uma queda nas dívidas em atraso de comunicação (-10,25%) e comércio (-3,80%).
Como evitar perda de cliente por inadimplência?
Nesse cenário, é importante que as empresas encontrem soluções para evitar a perda de clientes. A Damch, por exemplo, oferece um sistema de cobrança integrado que permite uma visão única do cliente, o que ajuda a evitar a perda dele. Além disso, o uso da inteligência artificial é um grande aliado na jornada de negociação e cobrança, já que permite personalizar as soluções de acordo com as demandas de cada cliente.
Outra solução adotada por empresas é a criação de ações omnichannel, que visam oferecer soluções compatíveis com as preferências dos clientes, como ofertas de promoções, descontos, juros e até mesmo sugestões de alterações de datas de pagamentos. Essa estratégia tem se mostrado eficaz para manter os clientes adimplentes e fidelizados.
Portanto, a inadimplência é um problema que afeta muitos brasileiros, mas que pode ser minimizado com a adoção de estratégias inteligentes pelas empresas. É fundamental que as empresas invistam em soluções tecnológicas que possam personalizar a abordagem aos clientes, tornando o processo de negociação e cobrança mais eficiente e assertivo.